Todas as Publicações dos Clubes

Manhã de diversão, amizade e conscientização com o Rotakids de Mandaguari-Família

No dia 5 de agosto, sábado, o Rotary e Rotakids de Mandaguari-Família realizaram uma ação externa na, recém-inaugurada, Praça Vice-Prefeito Geraldo Francisco Miqueletti, em Mandaguari. Conversamos sobre a importância de cuidar dos espaços públicos, evitando atos de vandalismo e sempre lembrando que o lugar de lixo é no lixo! Ainda aprendemos sobre a importância de ter atividades para todas as idades e pessoas, respeitando suas diferenças. No final da nossa manhã plantamos uma muda de Araucária, árvore símbolo do nosso Estado. Reforçando o nosso compromisso com um futuro mais verde!

por

Dia de Ação - Meio Ambiente

Em uma ação de pertencimento ao Parque Cinturão Verde, o Rotary Clube Cianorte Cinturão Verde efetuou plantio de mudas nativa no módulo das Trilhas das Perobas. Neste evento foram plantados espécies nativas devidamente acompanhada pela a secretaria do meio ambiente de Cianorte

por

Manhã de diversão, amizade e conscientização com o Rotakids de Mandaguari-Família.

Hoje fomos conhecer a praça Miqueletti recém-inaugurada. Conversamos sobre a importância de cuidar dos espaços públicos, evitando atos de vandalismo e sempre lembrando que o lugar de lixo é no lixo! Ainda aprendemos sobre a importância de ter atividades para todas as idades e pessoas, respeitando suas diferenças. No final da nossa manhã plantamos uma muda de Araucária, árvore símbolo do nosso Estado. Reforçando o nosso compromisso com um futuro mais verde!

por

Posse do Conselho Diretor do Rotary Club de Maringá-Sul para o ano rotário 2023-2024

Aconteceu na Casa da Amizade em 28.06.2023 a posse do Conselho Diretor do Rotary Club de Maringá-Sul para o ano rotário 2023-2024. O evento contou com a presença dos governadores distritais Paulo José dos Santos (2023-2024), Eloi Bonkoski (2022-2023) e ainda dos governadores Édio Martello e Renato Tavares. Para a condução do Maringá-Sul foi empossado o companheiro Jocelito Lopes Bernardo e o lema que orientará os trabalhos deste novo ano rotário é "CRIE ESPERANÇA NO MUNDO", do presidente de Rotary Internacional, Gordon McNally. Durante a reunião foram expostos as ações e projetos realizados no período 2022-2023, sob a gestão do companheiro Marcelo Martos Salomão e pela entrega de comendas aos companheiros Sérgio Eduardo Giacomini Granja (2ª Safira) e Wilson José Benali (1º Rubi), por contribuições à Fundação Rotária. Também foi comunicado que o companheiro Marcelo Martos Salomão assumirá a função de Governador Assistente do Distrito 4630 para este próximo ano. Inspirado pelo novo lema rotário o Presidente Jocelito deixou como mensagem deste dia: "Tenhamos esta esperança ao buscar e desenvolver projetos que venham a resolver problemas em nossa sociedade".  

por

Entrevista: Maria Elizabeth Dumont Negrelli, Secretária da Pessoa com Deficiência em Maringá

Maria Elizabeth Dumont Negrelli, mais conhecida como Betinha, assume neste mês a Secretaria da Pessoa com Deficiência em Maringá. No último dia 13 de julho, ela foi uma das palestrantes no Rotary Club de Maringá-Velho, juntamente com as intérpretes de libras – Eliane Braga de Oliveira Crispim, Adriana Haupt e Cleonice dos Santos Ramos. O tema abordado foi Surdez e Sociedade e vem ao encontro do que o Rotary International tem trabalhado mais ativamente, promovendo a Diversidade, a Equidade e a Inclusão (DEI) dentro da organização e nos seus projetos. Segundo Betinha, ainda é preciso desmistificar na sociedade o senso comum com relação às pessoas surdas. “Surdo não é mudo, existem diferenças entre os surdos e os deficientes auditivos, da mesma forma que existem graus e perdas auditivas distintas, também existem identidades diferentes. LIBRAS é uma língua e os surdos possuem uma cultura própria, enfim, a sociedade necessita conhecer mais sobre a cultura surda e como incluir essas pessoas”, explica a especialista em Educação Especial e em Libras. Ela é a 15ª mulher a ocupar o cargo de Secretária, de acordo com a Prefeitura de Maringá, o que representa uma amostra de 50% da força feminina no alto escalão da gestão municipal. “Mais uma mulher ocupando cargos de liderança significa representatividade, voz dada, oportunizando que a diversidade aconteça. Nós conquistamos o direito de estudar, fazer faculdade, votar, autonomia para trabalhar sem autorização do marido e tantos outros direitos. Por isso assumir uma Secretaria é olhar para o passado e ver que pudemos fazer um novo presente, onde além das mulheres conquistarem mais um espaço, realizam a inclusão, garantem direitos e promovem a igualdade”, atesta Betinha. Para ela, os maiores desafios para as pessoas com deficiência é que “a política da nossa cidade fique evidenciada e garantida, fazendo um movimento intersecretarias, para pensar em ações e soluções melhores para essas pessoas”. A Secretária da Pessoa com Deficiência considera o trabalho do Rotary muito importante e valioso para a sociedade. “O Rotary dá oportunidade a muitas pessoas para conquistarem sonhos e realizarem objetivos. Acredito que o terceiro setor só venha a agregar e a melhorar a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência”.   Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Localizar site dos clubes